5 Dicas para o que o Fone de Ouvido não Prejudique sua Audição

 

Os fones de ouvido é acessórios que para muitas pessoas são essenciais, principalmente para aqueles que adoram ouvir suas músicas prediletas.

Seja em casa, na ida para o trabalho, na academia, na caminha ou corrida e até mesmo em momentos relaxantes para meditar ou dormir.

Porém muitas pessoas não sabem como escolher o bom fone e nem como usar corretamente para que eles não prejudique a audição.

Muitas das vezes somos influenciados pela marca ou até mesmo a aparência do acessório, deixando as especificações e características de lado.

Então vamos lá, caso você não queira ter nenhum problema relacionado a sua audição confira as 5 dicas abaixo:

1 – Trate bem os Seus Ouvidos

De nada adianta ter o melhor fone do mundo se os seus ouvidos estão danificados concorda? Você sabia que se você passar uma hora perto de secador ligado já o suficiente para prejudicar o sistema auditivo?
Isso é o mesmo o que acontece com quem escuta músicas com fones “piratas” com o volume no máximo.
Embora não seja um conselho muito fácil de seguir, porém é muito importante alerta as pessoas do males que o sons altos podem causar, por isso nada de volume máximo.
E caso você trabalhe em um lugar com muitas perturbações sonoras, compre um protetor e use sempre que puder.
Vale a pena lembrar que: manter os higiene dos ouvidos em dia é de extrema importância para a sua audição.

Lembrando que usar hastes flexíveis não é uma boa para o seu ouvido, pois eles podem empurrar os resíduos para o seu canal auditivo.

2 – Escolha um bom Fone

 

Você já ouviu aquele ditado pular mais ou menos assim: “O barato sai caro”. Hoje é muito fácil de encontrar excelentes fone a um preço bem acessível, de R$ 40 a R$ 50. por isso não existe desculpa para não comprar um fone de qualidade.

Em relação ao design dos fones, evitar adquirir os chamados intra-auriculares, conhecidos como (in-ears) já que podem causar os mesmo problemas dos hastes flexíveis.
E se você é daqueles que adora uma corrida, caminha ou está sempre em movimento e planeja ouvir uma boa música enquanto faz isso, escolha um fone esportivo do tipo Over the Ear (Que cobrem toda a orelha).

Além de ser confortáveis e baratos costuma oferecer uma excelente qualidade sonora sem prejudicar o seu canal auditivo.

3 – Frequência ou Decibéis?

Nas embalagens dos fones de ouvido preste bastante atenção nas especificações técnicas, esqueça totalmente a ideia de escolher o fone pela quantidade de decibéis.
Na verdade o que mais importa para qualidade do som é a frequência medida em Hz. quanto maior a frequência maior é a capacidade de produzir os sons com mais clareza.

Uma faixa excelente de frequência é entre 15 a 22.000 Hz ou de 20 a 20.000 Hz. Aparelhos com quantidade maiores nesse quesito serão mais caros, então não custa pesquisar.

4 – Noise Cancel?

 

Porém, na verdade não é bem assim, os fones com recursos Noise Cancel foram criados para ambiente com ruídos extremos.
Então ao menos que você more de um lado de uma construtora, uma casa noturna é provável que esse recurso sirva para você, sem falar que esses tipos de fones costuma ser bem mais caros.

5 – Cuide bem dos seus Fones

Cuidas dos seus fones de ouvido deve também ser uma tarefa importante, já que você teve um trabalho para compra-los.

Para higieniza-los deve-se passar uma flanela levemente umedecida com água ou um pouco de ar comprimido, que pode ser encontrado mercado ou lojas especializadas.
Outro detalhe importante é enrolar os fios antes de guarda-los, o vídeo abaixo mostra a maneira correta de fazer isso.
Fique atento para as dicas e cuide bem da saúde auditiva. Escutar música pode ser uma atividade muito relaxante, porém podem trazer problema no futuro caso você se descuide.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *